sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Nascimento do Purgatório - Jacques Le Goff


                        Foto: A Ascenção para o Paraíso Celestial, Hieronymus Bosch.

Olá leitores deste blog, queria hoje eu compartilhar um pouco com vocês de um livro que eu estou lendo, trata-se do "O Nascimento do Purgatório" do historiador medievalista francês do século XX, Jacques Le Goff, membro da chamada "Escola dos Annales", esta que certamente voltarei aqui para falar mais sobre.

                               Foto: Jacques Le Goff em sua casa.

Le Goff, inspirado em Lucien Febvre e Marc Bloch(também medievalistas), criadores da chamada "Escola dos Annales", queria buscar um novo conceito para a História, e foi o que ele chamou de Nova História; Essa tinha como objetivo mudar de vez o conceito de História que "vigorava" até então que era a "Escola Metódica", chamada também de Positivista, onde se colocava a História como estudo do tempo passado.
Através desta perspectiva de Nova História, Le Goff escreveu vários livros sobre a Idade Média, com o objetivo de acabar com a visão Metódica, influenciada pelo Iluminismo, de que o período Medievo foi um período de Trevas e Ignorância em que viveu o mundo e a sociedade. E um desta série de livros se encontra "O Nascimento do Purgatório" que é o que veremos hoje nesta postagem.
Le Goff, abre o livro com duas frases de suma importância que - em si - "resumirá" a sua obra:


"O Purgatório, que grande coisa!" - Santa Catarina de Gênova
"O Purgatório ultrapassa em poesia o céu e o inferno, porquanto representa um futuro que falta aos dois primeiros" - Chateaubriand


Com isso Le Goff, lembra de início que o Purgatório em si sempre existiu, vai inclusive buscar provas disso na Bíblia e nos povos da Mesopotâmia e aponta a necessidade da cristandade em ter o Purgatório consolidado na Idade Média para encontrar a salvação eterna. Para concluir esta pequena apresentação do livro, vou deixar que o Grande Le Goff resuma em suas palavras o mesmo:


"Desde sempre os cristãos acreditaram,  de um modo confuso, na possibilidade de remir certos pecados depois da morte. Mas, no sistema dualista do além, entre Inferno e Paraíso, não havia lugar para o cumprimento das penas do Purgatório. Foi preciso esperar pelo  fim do século XII para que surgisse a palavra Purgatório, para que o Purgatório se tornasse um terceiro lugar do além numa nova geografia do outro mundo. Foi em Paris, no ultimo terço do século XII, na escola episcopal de Notre-Dame, em contato com a escolástica emergente liderada por São Thomas de Aquino e com o pensamento cisterciense, que surgiu a nova forma de crença. Ela situa-se numa "revolução" mental e social que substitui os sistemas dualistas por sistemas que fazem intervir a noção de intermediário e que esquematizam a vida espiritual. Esse Purgatório é também o triunfo do julgamento individual no seio de novas relações entre vivos e os mortos.
A inserção durante muito tempo lenta e aleatória de um além intermediário entre o Inferno e o Paraíso, depois do seu desabrochar como elemento capital da nova sociedade e da nova ideologia que se colocam no limiar do mundo moderno ocidental por volta do século XIII, é um dos grandes episódios da história espiritual e social do Ocidente." - Jacques Le Goff


Espero que gostem da postagem, logo voltarei aqui para maiores assuntos sobre o Medievo e suas tradições, e por fim recomendo a vocês que tiverem maiores interesses sobre a Idade Média, visitarem o blog do meu amigo Luiz Fernando, o Lúdico Medieval.

11 comentários:

Anônimo disse...

Se eu for levar em consideração qe eu não curto muito medieval estarei aqi para buscar resumos e explicações mais claras sobre o assunto!

Beatriz on 13 de novembro de 2009 às 19:19 disse...

Muito bom. Agora venho aqui sempre que puder.
Sou uma grande fã da idade média, e da história em geral, e sempre é bom encontrar algo interessante a respeito na internet...

Beijão, Hudz.


B.M.P.

Isis disse...

"Purgatório é também o triunfo do julgamento individual no seio de novas relações entre vivos e os mortos."
ai gostei ._.

beijo (L)
;**

Marana disse...

Interessante pra caramba, Hudz. o.o Me deu até um ânimo a mais pra ler o outro livro do Le Goff que você tinha me passado. *-*
Muito bom mesmo, Hudz. \o

;*

Fernando Machado disse...

"O Purgatório ultrapassa a imaginação humana é um meio de achar que podemos justificar o pecado de alguem que ja partiu que amamos ou até achar que depois que morrermos alguem podera rezar por nos rs rs rs "
Na biblia é clara com a questão de céu e inferno.
Deus criou o inferno para satanas e seus seguidores.O unico caminho para o céu é crer e aceitar o sacrificio de Cristo.
Como Jesus mesmo disse Eu Sou o caminho a verdade e a vida ninguem vem ao Pai se não por mim Evangelho de João 14:6.
Que Deus abençoe seus pensamentos.

Escultora de delírios on 9 de dezembro de 2009 às 00:59 disse...

Grande Hudson Lopes!

Anônimo disse...

Como faço pra ter estelivroem Pdf

Unknown on 11 de novembro de 2010 às 17:39 disse...

Estou fazendo um trabalho sobre... "a visão do além na Idade Média"... muito interessante pra mim, que estou utilizando o Jerome Baschet... utilizar o mestre dele para o trabalho.

Anônimo disse...

Perfeito!!!! Destre tantas asneiras que encontramos pela net. Enfim, algo digno de ser lido e apreciado.
Exelente trabalho!!!

Unknown on 16 de dezembro de 2016 às 15:39 disse...

Infelizmente muitas pessoas preferem acreditar em um escritor que gostaria de ser marcante em seus escritos, independente de escrever de acordo com a Bíblia. Le Goff não estava satisfeito com o que a palavra de Deus nos ensina em Hebreus capítulo 9 versículo 27: "E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo". Depois da morte vem o juízo, e não o purgatório... A Bíblia nos ensina que não existe purgatório, nem reencarnação. E o único caminho para o ceu é JESUS, conforme João 14:06 "Disse-lhe JESUS eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
Em João cap. 1 verso 12 está escrito: "Mas a todos os que o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Aos que crêem no nome de JESUS"
Aceite a JESUS e não precisará se iludir com mentiras sobre perdão e purgatório pós-morte. JESUS te ama!!!

Jedson on 26 de janeiro de 2017 às 09:08 disse...

http://www.montfort.org.br/old/perguntas/existencia_purgatorio.html

http://www.montfort.org.br/bra/cartas/doutrina/20040817205816/

http://www.montfort.org.br/bra/cartas/apologetica/20040830130426/

http://www.montfort.org.br/bra/cartas/doutrina/20040817204126/

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

 

Info

Espaço para discussão ludica ou não em torno de assuntos históricos e filosóficos.

Pensamento do Dia

" O orgulho é a fonte de todas as fraqueza, por que é a fonte de todos os vicios." Santo Agostinho

Lyceum Historie Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template